Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais, somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer.
S. Freud

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

II JORNADA DE PESQUISA DISCURSO, IDENTIDADE E MEMÓRIA



Apresentação:

A 2ª. Jornada de Pesquisa: “Discurso, Identidade e Memória” é uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Letras (ICHS-UFOP) e constitui-se como evento acadêmico-científico, de caráter interdisciplinar, voltado para a reflexão em torno de temas próprios à pesquisa e à produção científica no âmbito das ciências humanas e sociais. Em especial, trata-se de uma iniciativa que busca contribuir para pesquisa na área dos estudos da linguagem, em sintonia com as linhas de pesquisa do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Memória cultural / Tradução e Práticas discursivas).

Elaborada a partir de preocupações e propostas do Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória (GEDEM), a programação do evento prevê a participação, como convidados, de pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, que muito poderão contribuir para as pesquisas que se realizam na pós-graduação e também para as diversas atividades de pesquisa na Graduação.

Em síntese, o evento se realizará a partir de uma programação que prevê a exposição de convidados e pesquisas de IES do Estado de Minas Gerais, em palestras e mesas redondas e comunicações de alunos de graduação e pós-graduação em forma de painéis.


Objetivos:

  1. Refletir, no âmbito das ciências humanas e sociais e, em especial, na área dos estudos sobre o discurso, acerca de questões que envolvem as mais diversas práticas discursivas, as elaborações identitárias e as representações da memória;
  2. Ampliar o debate acadêmico-científico em torno de temáticas do discurso, da identidade e da memória, entre pesquisadores das IES de Minas Gerais;
  3. Aglutinar pesquisadores (docentes e discentes) das IES de Minas Gerais para a troca de experiências e para a exposição sobre pesquisas em andamento e perspectivas temáticas;
  4. Contribuir para o processo de elaboração teórica e para a pesquisa acadêmica.



Justificativa / Relevância:

Temáticas relacionadas à constituição identitária e às representações da memória têm ocupado um espaço privilegiado nos estudos contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais. A identidade social, vista durante muito tempo como atributo essencial do indivíduo e do grupo, passa a constituir-se como uma questão de natureza contingencial, para a qual contribuem as diversas formas de interação nos ambientes societários. Em especial, passa a ter destaque a construção identitária como fruto das atividades discursivas, nas mais diversas situações e finalidades em que os indivíduos atuam pela linguagem. Do ponto de vista dos estudos da linguagem, essa passa a ser uma preocupação central: como os sujeitos, nos mais variados papéis sociais que desempenham na coletividade, constroem as suas identidades discursivas? Quais são os efeitos discursivos predominantes nas identidades formuladas pela linguagem?

Questões que dizem respeito à memória adquirem um destaque similar. No final do século 20, os estudos da memória, principalmente da memória coletiva, se constituíram como preocupação sociológica e historiográfica no campo das humanidades. Entretanto, em decorrência das observações sobre o papel fundamental que desempenha a linguagem na sua constituição, essa passa a ser percebida não mais como produto estável e de contorno definido, mas como parte das representações dos indivíduos no cotidiano das suas interações. Ganha contorno, dessa maneira, o que denominamos por representações da memória, ou seja: a memória não faz parte de algo definitivo, pronto e acabado, que bastaria ser apreendido pelos indivíduos, mas que ela integra o conjunto dos signos compartilhados na vida comunitária, das situações de comunicação das quais participam os indivíduos e dos mais diversos discursos que transitam na vida comunitária. Assim, seja enquanto interdiscurso, enquanto saberes compartilhados, signos vinculados a manifestações do passado, situações de discurso, discursos circulantes etc. a memória passa a constituir-se em objeto importante aos estudos discursivos.

No âmbito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em especial, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, tais temáticas têm sido privilegiadas. Pode-se dizer que os discursos sociais, as questões identitárias e as diversas configurações que assumem as representações da memória se colocam, até mesmo, como delimitadoras de especificidades da sua área de atuação e no ambiente acadêmico-científico e social das suas linhas de pesquisa: “linguagem e Memória Cultural” e “Tradução e Práticas Discursivas”. Isso pode-se afirmar, sobretudo, em relação ao conjunto da riqueza patrimonial que se situa na chamada Região dos Inconfidentes, enquanto local privilegiado de atuação dos cursos da Instituição e que caracterizam, de alguma maneira, a inserção social dos processos acadêmico-científicos do referido Programa de Pós-Graduação em Letras. Entretanto, tem-se plena consciência de que não há exclusividade de conhecimento nesse domínio e que diversos Grupos de Pesquisas Institucionais formulam proposições convergentes para objetos e temáticas desse campo. Nesse sentido, a 2ª Jornada será um momento proveitoso para a reflexão comum e a troca de experiências entre algumas dessas perspectivas.

O GEDEM (Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória) tem, nos últimos períodos, se dedicado a essas questões. Em 2010, realizaram a I Jornada Discurso, Identidade e Representações da Memória, como um passo importante nessa caminhada, no âmbito do ICHS, para o qual convergiram pesquisadores nas áreas da linguagem, da história, do jornalismo e da sociologia. A partir de então, diversas reuniões e atividades se seguiram, tendo por objetivo ampliar as reflexões sobre as questões identitárias e representações da memória. No momento atual, torna-se importante retomar a discussão com outros grupos de pesquisa de diversas instituições do Estado, buscando ampliar as reflexões relacionadas à identidade e às representações da memória.


Inscrições para Ouvintes


Para se inscrever como ouvinte, cada participante deverá preencher a ficha de inscrição e enviá-la à comissão organizadora, através do e-mail jornada.ufop@yahoo.com.br. A taxa de inscrição deverá ser depositada no Banco Brasil, agência 3610-2, conta corrente 11438-3, em nome de William Augusto MenezesO valor da taxa varia de acordo com as datas para inscrição abaixo:

Datas de Inscrição:

VALOR:

05 a 20 de março: R$ 15,00
21 de março a 11 de abril: R$ 20,00

A cópia do comprovante de depósito (scaneado) deverá ser enviada por e-mail juntamente com a ficha de inscrição. Importante, NÃO ESQUECER de inserir na ficha de inscrição a data da realização do depósito bancário e o número de protocolo.

O número de inscrição de ouvintes é limitado. Por isso, aconselhamos que as inscrições não sejam deixadas para a última hora. 
No caso de dúvida pedimos para entrar em contato através do e-mail: jornada.ufop@yahoo.com.br

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do evento

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CONCURSO PARA PROFESSOR 2013 - PARANÁ

Edital para a contratação de Professores no Estado do Paraná. Confiram no link: http://concursos.pucpr.br/edital_seap_017-2013.pdf


X ALED 2013 - Puebla, México




X Congreso Latinoamericano
de la
Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso
2013

Primera Convocatoria
La Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED), conjuntamente con la Facultad de Filosofía y Letras, la Facultad de Lenguas Modernas y el Instituto de Ciencias Sociales y Humanidades de la Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, su  Programa de Posgrado en Ciencias del Lenguaje y los Cuerpos Académicos “Interacción Discursiva” y “Desarrollo de Habilidades Discursivas y Cognitivas, convocan a los socios de ALED y a los investigadores interesados en los estudios del discurso al X Congreso Internacional de la ALED

que se realizará en la

Benemérita Universidad Autónoma de Puebla
H.Puebla de Z., Puebla, MEXICO

28 al 31 de octubre de 2013


Diversidad cultural, procesos de hibridación y multimodalidad en el discurso

Los intercambios cada vez más frecuentes entre individuos con trasfondos socioculturales diversos y la utilización de diversas plataformas de soporte discursivo han generado nuevos requerimientos discursivos: modalidades de interacción distintas a las tradicionales, modos de organización discursiva diferentes, utilización de recursos semióticos multimodales. La hibridación de los géneros resultante requiere estudios sistemáticos que permitan deslindar los procedimientos a los que responden distintos tipos de hibridación, identificar las dimensiones genéricas que pueden ser hibridadas, los criterios de pertinencia a los que responden los procesos de hibridación y la integración de diferentes tipos de recursos semióticos en la conformación de textos coherentes.


Modalidades de participación:

1.    Conferencias Plenarias por invitación: presentaciones de 45 minutos a cargo de los expositores invitados, seguidas de 15 minutos de preguntas y discusión.

2.    Panel plenario (Coord: Dra. Adriana Bolívar): El propósito de este panel es evaluar la investigación que se ha llevado a cabo en los 18 años de existencia de la ALED y promover la discusión de aspectos teóricos, metodológicos, aplicados, y críticos. Participarán como invitados socios fundadores y activos de los países que integran la ALED. Contará con un tiempo exclusivo (sin mesas simultáneas) de dos horas de duración.

3.    Comunicaciones libres en tres modalidades de participación
a.    Mesas temáticas: paneles propuestos por los socios de ALED, organizados alrededor de temas específicos bajo la coordinación de un especialista en el tema. Contarán con 90 minutos (mínimo 3 integrantes y máximo 4).

b.    Ponencias: comunicaciones orales de 20 minutos, seguidas de un periodo de 10 minutos para preguntas y discusión. Las propuestas serán agrupadas por la Comisión Científica del Congreso en acuerdo con las áreas temáticas.

c.    Carteles: presentaciones de investigaciones, proyectos, argumentaciones, etc. en la modalidad de carteles con tiempos determinados para exposición y diálogos entre los responsables y el público.

Asamblea general de ALED
Exposición y venta de libros

Áreas temáticas
Además de trabajos relacionados con el foco particular del Congreso (“Diversidad Cultural procesos de hibridación y multimodalidad en el discurso”) invitamos a los socios de ALED a presentar sus propuestas en otras áreas temáticas de estudios del discurso:
·       Discurso y Sociedad
o   Discurso Político y Religioso
o   Discurso, Identidad y Movimientos Sociales
o   Discurso e Ideología
o   Discurso Publicitario y Propagandístico
o   Discurso y Educación
o   Discurso Científico y Académico
o   Discurso y los Medios
·       Discurso y Cognición
·       Discurso Literario
·       Discurso, Pragmática e Interacción
·       Discurso, Semántica y Filosofía del Lenguaje
·       Teorías y Metodologías del Discurso
·       Forma y Función en el Discurso

Presentación de propuestas
Cada socio podrá presentar UNA propuesta como autor principal. En breve se indicará la dirección a la cual se deberán enviar los resúmenes y las características de los mismos así como la indicación para “Carteles”. Por el momento, para información general se podrán comunicar a la siguiente dirección electrónica: XCongresoALED@gmail.com.

Fecha de cierre para el envío de propuestas de comunicaciones: Viernes 8 de marzo de 2013.
Envío de notificación de aceptaciones: 24 de mayo de 2013

Sólo podrán participar como ponentes los socios de ALED, por lo cual pedimos a los ponentes que regularicen su situación de membresía con sus delegados regionales. En el momento de proceder a la evaluación de los resúmenes solicitaremos a los delegados regionales las listas de socios al corriente. Para mayores informes acerca del estado de su membresía, contactar a las delegaciones de sus respectivos países.

Publicación
Las Memorias  del X Congreso Internacional de ALED, serán publicadas en CD-ROM. Los textos deben ser enviados en su versión final, revisados por los propios autores, antes del 01 de septiembre de 2013.

Costos:
Los pagos de inscripción al congreso (que son independientes de la membresía ALED) deben depositarse en la cuenta bancaria del evento. En la próxima convocatoria enviaremos detalles de la cuenta a la cual habrá que hacer depósitos.

Los colegas de otros países podrán realizar este pago mediante transferencia bancaria; y todos los ponentes, una vez realizado el pago (mediante depósito o transferencia), deberán escanear el talón correspondiente y enviarlo a la cuenta del congreso:  XCongresoALED@gmail.com .

Todos los costos de inscripción deberán haberse liquidado para poder incluir al ponente en la versión final del programa.

Cuotas de inscripción al Congreso

Antes del 30 de junio de 2013
Después del 30 de junio de 2013
Ponentes
 $80USD
 $120 USD
Estudiantes de posgrado, ponentes
 $20 USD
 $ 40 USD
Asistentes
 $50 USD
 $ 80 USD
Estudiantes asistentes (gafete, constancia de participación, sin derecho a otros materiales)
$100 mxn
 $150 mxn



Comité Local de Organización
Gerardo del Rosal Vargas, (co-coordinador), ICSyH
Rosa Graciela Montes, (co-coordinador), ICSyH
James Fidelholtz, ICSyH
Raquel Gutiérrez Estupiñan, ICSyH
Elizabeth Martínez Buenabad, ICSyH
Victoria Pérez, ICSyH
Patricia Preciado Lloyd, ICSyH
Rayo Sankey García, ICSyH
Alicia Verónica Ramírez Olivares, FFyL
Elizabeth Flores Salgado, Fac. de Lenguas

Comité Científico
Se anunciará en la próxima convocatoria

CONALI 2013 - UEM - Maringá



As inscrições já estão abertas!!!