Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais, somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer.
S. Freud

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

II JORNADA DE PESQUISA DISCURSO, IDENTIDADE E MEMÓRIA



Apresentação:

A 2ª. Jornada de Pesquisa: “Discurso, Identidade e Memória” é uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Letras (ICHS-UFOP) e constitui-se como evento acadêmico-científico, de caráter interdisciplinar, voltado para a reflexão em torno de temas próprios à pesquisa e à produção científica no âmbito das ciências humanas e sociais. Em especial, trata-se de uma iniciativa que busca contribuir para pesquisa na área dos estudos da linguagem, em sintonia com as linhas de pesquisa do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Memória cultural / Tradução e Práticas discursivas).

Elaborada a partir de preocupações e propostas do Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória (GEDEM), a programação do evento prevê a participação, como convidados, de pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, que muito poderão contribuir para as pesquisas que se realizam na pós-graduação e também para as diversas atividades de pesquisa na Graduação.

Em síntese, o evento se realizará a partir de uma programação que prevê a exposição de convidados e pesquisas de IES do Estado de Minas Gerais, em palestras e mesas redondas e comunicações de alunos de graduação e pós-graduação em forma de painéis.


Objetivos:

  1. Refletir, no âmbito das ciências humanas e sociais e, em especial, na área dos estudos sobre o discurso, acerca de questões que envolvem as mais diversas práticas discursivas, as elaborações identitárias e as representações da memória;
  2. Ampliar o debate acadêmico-científico em torno de temáticas do discurso, da identidade e da memória, entre pesquisadores das IES de Minas Gerais;
  3. Aglutinar pesquisadores (docentes e discentes) das IES de Minas Gerais para a troca de experiências e para a exposição sobre pesquisas em andamento e perspectivas temáticas;
  4. Contribuir para o processo de elaboração teórica e para a pesquisa acadêmica.



Justificativa / Relevância:

Temáticas relacionadas à constituição identitária e às representações da memória têm ocupado um espaço privilegiado nos estudos contemporâneos das Ciências Humanas e Sociais. A identidade social, vista durante muito tempo como atributo essencial do indivíduo e do grupo, passa a constituir-se como uma questão de natureza contingencial, para a qual contribuem as diversas formas de interação nos ambientes societários. Em especial, passa a ter destaque a construção identitária como fruto das atividades discursivas, nas mais diversas situações e finalidades em que os indivíduos atuam pela linguagem. Do ponto de vista dos estudos da linguagem, essa passa a ser uma preocupação central: como os sujeitos, nos mais variados papéis sociais que desempenham na coletividade, constroem as suas identidades discursivas? Quais são os efeitos discursivos predominantes nas identidades formuladas pela linguagem?

Questões que dizem respeito à memória adquirem um destaque similar. No final do século 20, os estudos da memória, principalmente da memória coletiva, se constituíram como preocupação sociológica e historiográfica no campo das humanidades. Entretanto, em decorrência das observações sobre o papel fundamental que desempenha a linguagem na sua constituição, essa passa a ser percebida não mais como produto estável e de contorno definido, mas como parte das representações dos indivíduos no cotidiano das suas interações. Ganha contorno, dessa maneira, o que denominamos por representações da memória, ou seja: a memória não faz parte de algo definitivo, pronto e acabado, que bastaria ser apreendido pelos indivíduos, mas que ela integra o conjunto dos signos compartilhados na vida comunitária, das situações de comunicação das quais participam os indivíduos e dos mais diversos discursos que transitam na vida comunitária. Assim, seja enquanto interdiscurso, enquanto saberes compartilhados, signos vinculados a manifestações do passado, situações de discurso, discursos circulantes etc. a memória passa a constituir-se em objeto importante aos estudos discursivos.

No âmbito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em especial, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, tais temáticas têm sido privilegiadas. Pode-se dizer que os discursos sociais, as questões identitárias e as diversas configurações que assumem as representações da memória se colocam, até mesmo, como delimitadoras de especificidades da sua área de atuação e no ambiente acadêmico-científico e social das suas linhas de pesquisa: “linguagem e Memória Cultural” e “Tradução e Práticas Discursivas”. Isso pode-se afirmar, sobretudo, em relação ao conjunto da riqueza patrimonial que se situa na chamada Região dos Inconfidentes, enquanto local privilegiado de atuação dos cursos da Instituição e que caracterizam, de alguma maneira, a inserção social dos processos acadêmico-científicos do referido Programa de Pós-Graduação em Letras. Entretanto, tem-se plena consciência de que não há exclusividade de conhecimento nesse domínio e que diversos Grupos de Pesquisas Institucionais formulam proposições convergentes para objetos e temáticas desse campo. Nesse sentido, a 2ª Jornada será um momento proveitoso para a reflexão comum e a troca de experiências entre algumas dessas perspectivas.

O GEDEM (Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória) tem, nos últimos períodos, se dedicado a essas questões. Em 2010, realizaram a I Jornada Discurso, Identidade e Representações da Memória, como um passo importante nessa caminhada, no âmbito do ICHS, para o qual convergiram pesquisadores nas áreas da linguagem, da história, do jornalismo e da sociologia. A partir de então, diversas reuniões e atividades se seguiram, tendo por objetivo ampliar as reflexões sobre as questões identitárias e representações da memória. No momento atual, torna-se importante retomar a discussão com outros grupos de pesquisa de diversas instituições do Estado, buscando ampliar as reflexões relacionadas à identidade e às representações da memória.


Inscrições para Ouvintes


Para se inscrever como ouvinte, cada participante deverá preencher a ficha de inscrição e enviá-la à comissão organizadora, através do e-mail jornada.ufop@yahoo.com.br. A taxa de inscrição deverá ser depositada no Banco Brasil, agência 3610-2, conta corrente 11438-3, em nome de William Augusto MenezesO valor da taxa varia de acordo com as datas para inscrição abaixo:

Datas de Inscrição:

VALOR:

05 a 20 de março: R$ 15,00
21 de março a 11 de abril: R$ 20,00

A cópia do comprovante de depósito (scaneado) deverá ser enviada por e-mail juntamente com a ficha de inscrição. Importante, NÃO ESQUECER de inserir na ficha de inscrição a data da realização do depósito bancário e o número de protocolo.

O número de inscrição de ouvintes é limitado. Por isso, aconselhamos que as inscrições não sejam deixadas para a última hora. 
No caso de dúvida pedimos para entrar em contato através do e-mail: jornada.ufop@yahoo.com.br

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário